Pesquisar este blog

sábado, 18 de setembro de 2010

Alfabeto na sala

Toda sala de aula deve ter um alfabeto.Porém fica muito mais valioso se for construído com os  alunos. Nada contra o alfabeto pronto mas ele  não será só mais um enfeite de sala?
Bom este ano já fiz vários alfabetos para minha sala ele muda conforme o que estamos trabalhando.
Comecei com um alfabeto onde as letras eram de lixa e os alunos pintaram com giz de cera fazendo o percurso do formato da letra.Depois cada aluno ia dizendo qual letra achava que era aquela e eu ia falando o som daquela letra e perguntando a eles o que eles conheciam que começava com aquele som.Cada aluno desenhou no alfabeto imagens que corresponde as letras e eu escrevi (com letra de forma sempre letra de forma)o nome do que eles haviam desenhado.
Tivemos também um alfabeto dos super heróis.Cada aluno pesquisou com seus pais qual era o super herói que seu pai gostava quando pequeno.Fizemos em sala uma lista com todos os super heróis que conhecíamos e desenhamos todos eles.Colocamos estes desenhos ao lado da letra que corresponde ao seu primeiro som. Coloquei também uma imagem impressa de cada . Ficou lindo!
Portanto construa seu alfabeto com sua turma conforme seu projeto e depois me diga se não foi muito melhor do que colocar aquele alfabeto da abelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário